Quem Somos
O Laboratório de Educação Patrimonial (LABOEP) da Faculdade de Educação da UFF criado em 2003, caracteriza-se como um espaço institucional de pesquisa e extensão, um ponto de articulação de diferentes redes de professores, artistas, agentes comunitários, estudantes universitários, pesquisadores, técnicos de instituições culturais. Tem como objetivo, o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural brasileiro, dos bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade nacional.
É importante assinalar que a partir de 2000, a discussão em torno da Educação Patrimonial vem se desenhando de forma mais sistemática no país e o Laboratório de Educação Patrimonial da FEUFF.
O (LABOEP) foi um dos primeiros espaços acadêmicos a desenvolver estudos e pesquisas nessa direção, realizando a partir de 2007, encontros e cursos, sob a coordenação da Professora Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Convênio UFF/IPHAN 2007/2009), que se tornaram referência na formação de professores e técnicos de instituições culturais no estado do Rio de Janeiro.
Quem Somos
Acesso ao Conteúdo
O Laboep está presente
UFF / Faculdade de Educação
Colaboradores do Laboep
IPHAN http://portal.iphan.gov.br/
MEMOV/ Programa de Memória dos Movimentos Sociais/Colégio Brasileiro de Altos Estudos http://www.memov.com.br/site/
Pontão do Jongo http://www.pontaojongo.uff.br/
Sankofa - museu da Rocinha http://museudarocinha.blogspot.com.br/
Laboratório de Filme Etnografico http://www.labfilmeetnografico.uff.br/
NARUA Núcleo de Estudos Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas http://www.narua.uff.br
O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná/ UFF
laboep.uff@gmail.com / (21) 2629-2653
Faculdade de Educação, UFF Gragoatá – Bloco D / S. 425 – São Domingos, Niterói, RJ
O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF