Russo, Kelly; Paladino, Mariana. “A lei 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola”.
Resumo:
A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, a educação brasileira se viu diante de um difícil desafio: modificar sua matriz monocultural para considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para a compreensão da cultura e história nacional. O presente estudo investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro. Focaremos nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região do Grande Rio, acerca da lei e do ensino sobre a realidade dos povos indígenas. Para essa análise, realizamos entrevistas, observação em escolas e questionários preenchidos por professores. A relevância deste trabalho se apresenta pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica.
Russo, Kelly; Paladino, Mariana. “A lei 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola”. Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 67 out.-dez. 2016.
Documento completo:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n67/1413-2478-rbedu-21-67-0897.pdf
Acesso ao Conteúdo
O Laboep está presente
UFF / Faculdade de Educação
Colaboradores do Laboep
IPHAN http://portal.iphan.gov.br/
MEMOV/ Programa de Memória dos Movimentos Sociais/Colégio Brasileiro de Altos Estudos http://www.memov.com.br/site/
Pontão do Jongo http://www.pontaojongo.uff.br/
Sankofa - museu da Rocinha http://museudarocinha.blogspot.com.br/
Laboratório de Filme Etnografico http://www.labfilmeetnografico.uff.br/
NARUA Núcleo de Estudos Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas http://www.narua.uff.br
O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná/ UFF
laboep.uff@gmail.com / (21) 2629-2653
Faculdade de Educação, UFF Gragoatá – Bloco D / S. 425 – São Domingos, Niterói, RJ
O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF