Memória Social e Trabalho Comunitário na Rocinha
Realização: LABOEP FEUFF e Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha
Apoio: ProExt MEC Cultura 2008-2009
“Memória Social e Trabalho Comunitário na Rocinha”. Patrocínio ProExt MEC/Cultura, edital 2008-2009. LABOEP-FEUFF. Niterói, RJ.
Projeto de pesquisa Museu comunitário, performance memorial e disputas políticas: o caso da favela da Rocinha, Rio de janeiro. Interessa refletir sobre os modos através dos quais se constroem sentidos e práticas narrativas/expositivas dentro de um processo contemporâneo de museu comunitário. Parte-se de um estudo de caso na favela da Rocinha, uma das maiores do país, com localização privilegiada na zona sul do Rio de Janeiro.
Com base na análise de outras experiências nacionais e internacionais afins, busca-se compreender como redes de moradores mobilizados por esta ideia entendem um “museu da comunidade”. Que representações e apresentações informam esse trabalho memorial? Quais critérios manipulam para definição de inventário, acervo, coleção, preservação, autoria, espaço museal? Que usos sociais e políticos do passado são objetivados nesta proposta e negociados junto a agências publicas de cultura? Como conflitos internos, pactos de silêncio, alianças institucionais instigam mediações, linguagens, categorias de valores e de objetos patrimoniais para a produção de reconhecimento social e reapropriação simbólica da cidade?


O projeto Memória Social e trabalho comunitário na Rocinha propõe a organização e ampliação do acervo de documentos textuais e iconográficos sobre a trajetória de moradores e iniciativas de trabalho comunitário, arquivado no LABOEP-FEUFF desde 2005. Através de cursos, enquetes e oficinas comunitárias, em parceria com instituições culturais da Rocinha, pretende-se disponibilizar essas informações sistematizadas à consulta pública, especialmente às escolas locais da rede municipal. Esse trabalho de pesquisa e documentação intenta ainda subsidiar a criação de um banco de dados e de um museu itinerante na Rocinha.




Exposições: Ao longo do projeto foram realizadas 2 exposições:
. Maquetes Artes do Tio Lino da Rocinha, na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG)e no Instituto de Geociências da UFF
. PIPAL, na BCG/UFF e no Dia de Cultura na Rocinha




Acesso ao Conteúdo
O Laboep está presente
UFF / Faculdade de Educação
Colaboradores do Laboep
IPHAN http://portal.iphan.gov.br/
MEMOV/ Programa de Memória dos Movimentos Sociais/Colégio Brasileiro de Altos Estudos http://www.memov.com.br/site/
Pontão do Jongo http://www.pontaojongo.uff.br/
Sankofa - museu da Rocinha http://museudarocinha.blogspot.com.br/
Laboratório de Filme Etnografico http://www.labfilmeetnografico.uff.br/
NARUA Núcleo de Estudos Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas http://www.narua.uff.br
O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná/ UFF
laboep.uff@gmail.com / (21) 2629-2653
Faculdade de Educação, UFF Gragoatá – Bloco D / S. 425 – São Domingos, Niterói, RJ
O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF