Autobiografia e memória urbana: “A Cidade de Latas” de Inácio de Almeida
Coordenado por Lygia Segala
Bolsista: Anna Sara Portugal
O presente projeto de pesquisa concentra-se em torno da especificidade do livro Cidade de Latas de Inácio de Almeida, morador da favela da Rocinha, que começou a ser escrito no início da década de 1980. Seu livro tem como objetivo descrever o processo de favelização da zona sul do Rio de Janeiro a partir de suas próprias vivências e leituras. Nascido em Palmital, interior de Saquarema (RJ), filho de trabalhadores rurais, migrou para o Rio de Janeiro, em busca de moradia e trabalho, em 1930. Era autodidata, com formação política junto aos quadros da União Democrática Nacional (UDN) e um dos idealizadores da União Pró-Melhoramento dos Moradores da Rocinha (UPMMR).
A compreensão de Inácio de Almeida sobre as transformações da cidade do Rio de Janeiro, do governo de Getúlio Vargas até o final da ditadura militar, é desenvolvida em Cidade de Latas através de sua memória e de suas pesquisas, na linha tênue entre uma autobiografia e um livro de memória urbana. Além disso, a importância e relevância dessa obra está em apresentar, como texto, versões concorrentes à história oficial. A partir dos nexos particulares desse seu trabalho memorial, de suas estratégias de mobilidade e da especificidade de sua escrita, interessava compreender, conforme descrito no projeto, “de um lado o sentido de construção autobiográfica tecido no texto, a posição do sujeito nessa configuração narrativa articulando memória e imaginação como experiência e testemunho, interlocuções privilegiadas, apreciações vocativas sobre o trabalho vivido e ‘o direto e a necessidade de morar’. De outro, as concepções do autor sobre a cidade, o mercado de mão de obra desqualificada e as lógicas de ocupação urbana, o cotidiano, a política e a rede de mediações, principalmente nas favelas”.
Inácio de Almeida em Varal de Lembranças (1983) por Fábio Costa Silva
Acesso ao Conteúdo
O Laboep está presente
UFF / Faculdade de Educação
Colaboradores do Laboep
IPHAN http://portal.iphan.gov.br/
MEMOV/ Programa de Memória dos Movimentos Sociais/Colégio Brasileiro de Altos Estudos http://www.memov.com.br/site/
Pontão do Jongo http://www.pontaojongo.uff.br/
Sankofa - museu da Rocinha http://museudarocinha.blogspot.com.br/
Laboratório de Filme Etnografico http://www.labfilmeetnografico.uff.br/
NARUA Núcleo de Estudos Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas http://www.narua.uff.br
O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná/ UFF
laboep.uff@gmail.com / (21) 2629-2653
Faculdade de Educação, UFF Gragoatá – Bloco D / S. 425 – São Domingos, Niterói, RJ
O conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, pode ser reproduzido desde que citada a fonte: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural - UFF